PROCEDIMENTO PARA ESTÁGIOS COM MAIS DE 20H/SEMANA

 

Segundo o art. 11, § 1°, da resolução CEG nº. 12/2008, dispositivo que institucionaliza a Lei 11.788/2008 (lei do estágio), alunos regularmente matriculados na UFRJ poderão cursar estágios de até 20h/semana. O limite legal de 30h/semana, conforme o art. 11, § 2° da mesma resolução, fica em aberto, em caráter excepcional, estando seu deferimento dependente de análise própria e caso a caso.

Visando à adoção de um critério objetivo para a autorização de estágios com carga horária acima do estabelecido, qual seja, 20h/semana, a Divisão de Psicologia Aplicada, por meio do PROGRAMA DE ESTÁGIO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA, documento aprovado em reunião de congregação do Instituto de Psicologia no dia 23/01/2013, decide o seguinte:

O aluno que desejar cursar mais de 20h/semana, atentando para o limite legal de 30h/semana, deverá ter cumprido no mínimo 178 créditos (CRO>= 178 créditos).

Ressaltamos que esse é apenas um dos critérios que será tomado quando da apreciação.Ter CRO maior ou igual a 178 créditos não valida em caráter automático a aprovação de um estágio com 30h/semana.

Além disso, destacamos que o valor de 178 créditos nada mais é do que um número representativo de uma amostra cujo pedido para cursar mais de 20h/semana foi aceito. Registramos ainda que a DPA já adotava tal prática de análise de documentação antes mesmo da Lei, seguindo termo instrutivo da Reitoria.

Assim, satisfeito o critério do CRO (Créditos Obtidos Acumulados), o aluno deverá proceder como segue:

 

1) solicitar à Secretaria Acadêmica o preenchimento do Formulário de Pedido de Contagem de Crédito (baixe aqui) munido do CRID e do Boletim de Orientação Acadêmica (BOA).

 

2) feita essa contagem de crédito pela secretaria, o aluno deverá entregá-la na DPA junto com o CRID e o BOA, acrescido dos seguintes documentos:

 

Carta de esclarecimento, onde o interessado deverá explicar o porquê deseja cursar mais de 20h/semana, discriminando o local do estágio e a área pretendida;

Credencial de Estágio (estágio interno / estágio externo);

Histórico Escolar (disponível no SIGA);

Grade horária, contendo a distribuição dos horários do estágio e das disciplinas (com o número de créditos) inscritas até o final do curso.

Reunida essa documentação, ela será objeto de análise por parte da Coordenação de Estágio. Fica estabelecido o prazo de 5 dia úteis, a contar do recebimento pela Coordenação de Estágio da documentação citada, a resposta ao pedido.

 

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

DIVISÃO DE PSICOLOGIA APLICADA PROFA. ISABEL ADRADOS

Av. Pasteur, 250 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22290-240

Telefone: (21) 2295-8113 - Email: dpaarrobapsicologia.ufrj.br  

UFRJ Divisão de Psicologia Aplicada
Desenvolvido por: TIC/UFRJ